quarta-feira, 6 de agosto de 2008

[agenda] 05 de agosto

:: EVENTO ::
Quarta Crescente - Observações astronômicas

Aliar a astronomia com questões ambientais. É com esse intuito que o Parque Ecológico da Pampulha abre suas portas para mais uma edição do projeto Quarta-Crescente. A iniciativa é uma forma de estimular novas formas de ver o mundo e repensar sobre a atual forma de ocupação humana do planeta.

Além de conhecer mais sobre o sistema solar e outras curiosidades sobre estrelas e planetas, os visitantes têm acesso a telescópios, laboratórios interativos e palestras informativas, em atividades que aliam o lazer à pesquisa e à ciência.

Serão realizadas observações astronômicas monitoradas - Lua, Júpiter, Caixinha de Jóias (aglomerado aberto de estrelas), Ômega Centauro (aglomerado fechado de estrelas ), entre outros - e aulas com recursos multimídia sobre o eclipse lunar que acontecerá no próximo dia 16. Também haverá laboratórios interativos sobre como a física explica os fenômenos observados em um eclipse, além das sessões de planetário, com o tema "As estrelas da bandeira brasileira: uma iniciação ao reconhecimento de constelações e estrelas e seus movimentos no céu". As atividades contam com o trabalho de professores, técnicos e monitores.

O projeto Quarta-Crescente é uma parceria da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) com o Grupo de Astronomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG ) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

As atividades são abertas ao público, das 18h30 às 21h30, sem necessidade de agendamento prévio, excetuando-se as sessões de planetário, às 18h30, 19h30 e 20h30, que devem ser marcadas com antecedência, sendo 60 vagas para escolas e 30 para o público em geral.

onde:
Parque Ecológico da Pampulha (avenida Otacílio Negrão de Lima, 6.061 - marco zero da Lagoa da Pampulha)
quando:
06 de agosto - 18:30 às 21:30
quanto:
Entrada franca



:: ESPETÁCULO - Dança ::
Momentum - 3ª Edição

Momentum, projeto de dança baseado na "composição no instante", chega à sua terceira edição, mantendo o formato de 2007, com apresentações de tríades de bailarinos/criadores.
Segundo a curadora Dudude Herrmann, a terceira edição do Momentum amplia e intensifica a interação do projeto entre artistas e público. Reunir pontos de vistas, linhas de força e atacar a cena, tendo o público como cúmplice, que será convidado, então, a compartilhar o risco, o espaço, a luz, as pessoas, o movimento, o som, a imaginação e a paisagem. A composição será a conversa do trio convidado a improvisar". Assim, como nos anos anteriores, o projeto não enfatiza nenhum estilo de dança específico, e sim o encontro.


Programação:

Dia 5 de agosto - Trio 1
- André Lage: possui características de "performador", atuando nos meios da dança e do teatro. André não faz parte da tradição da dança moderna, o que acrescenta ao grupo um elemento artístico que traz outras informações, mais concernentes à dança contemporânea.

- Andréa Anhaia: com ampla formação técnica, vem se dedicando à experimentação em dança. Sua formação inclui elementos de voz e mímica. Atualmente é do Coletivo de Dança Movasse.

- Peter Lavratti: bailarino de formação clássica e moderna, proveniente do Grupo Corpo, traz para o trio as características marcantes da dança, mas acrescenta a estas sua experiência em teatro físico (DV-8, Inglaterra) proporcionando, assim, uma composição mais heterogênea e potencialmente desafiadora.

Dia 6 de agosto - Trio 2
- Tuca Pinheiro: com ampla formação em dança clássica e moderna, alia a técnica à pesquisa autoral, característica do bailarino criador, trazendo para o trio um forte elemento de composição com traços teatrais, contemporâneos e de relatos pessoais. Já atuou no 1º Ato, Cia Mário Nascimento, Cia do Palácio das Artes.

- Patrícia Siqueira: com atuação em dança e teatro, vem se dedicando às criações híbridas e aos processos improvisacionais. Traz para o trio o olhar sobre a cena como processo aberto e indeterminado.

- Rodrigo Quik: com ampla experiência como bailarino do Grupo Corpo, criou sua própria companhia (Quik Cia de Dança), obtendo prêmios como coreógrafo (Rua). Tem se dedicado a projetos de improvisação, trazendo para o trio a ênfase no procedimento composição no instante (instant composition).

Dia 7 de agosto - Trio 3
- Fábio Dornas: com premiações diversas e trajetória em grupos de dança dos quais extrai uma visão mais autoral do papel do bailarino, traz para o trio novos elementos, inclulindo suas experiências com coreógrafos de cunho bem teatral (Joseph Nadj) e diretores teatrais (Gerald Thomas). Faz parte do Coletivo de dança Movasse.

- Rodrigo Campos: criador de concepções teatrais contemporâneas, de uma cena visual, com pesquisas em improvisação teatral e em vídeo, traz para o trio procedimentos e visões compositivas distintas, sem vínculo interno com a dança moderna e clássica.

- Bruna Bizzoto: artista emergente na cena da dança, estudando procedimentos artísticos de composição, acrescenta para o trio a renovação e a busca pelo movimento. Membro do Balet Jovem do Palácio das Artes.
Dia 8 de agosto - Trio 4

- Tana Guimarães: com ampla pesquisa em movimento, clown e circo contemporâneo, acrescenta ao grupo as técnicas e procedimentos oriundos dessas áreas. Alia delicadeza e movimentos estáticos ao estudo da imagem cênica. Atriz da Cia Suspensa.

- Maurício Leonard: com formação em arquitetura, dança contemporânea e técnicas circences, vem estudando o movimento numa perspectiva mais cênica e teatral, contribuindo para uma interação mais compositiva entre os integrantes do trio.

- Cristiano Bacelar: com formação em teatro, artes marciais e experiência em dança contemporânea, tem se dedicado à improvisação e ao teatro físico. Traz para o grupo o desafio do risco, do movimento acrobático acelerado e contundente.

Dia 9 de agosto - do Retorno da Diferença.
Nesse dia, os bailarinos/criadores, coreógrafos e participantes de todas as edições do Momentum se encontram para um "exercício" e diálogos sobre improvisações, performance e composição no instante, guiados por Dudude Herrmann, com interação do público.

onde:
Teatro Marília (Av. Alfredo Balena, 153, Santa Efigênia)
quando:
05 a 09 de agosto - 20h
quanto:
Entrada franca



:: CINEMA ::
FAN sobre a cidade - Mostra de Filmes

O Festival de Arte Negra realiza mostra de filmes durante todo o mês de agosto em três nos centros culturais da capital. Confira a programação:

Capoeira da Memória (BRA, Mestre Negoativo e Mestre Primo, 2007)
Dia 5, às 15h – Centro Cultural Pampulha
Dia 6, às 10h – Centro Cultural Zilah Spósito
Dia 21, às 10h – Centro Cultural Vila Marçola

Sawaroide, O Sagrado Tambor Falante (NIG, Tunde Kelani, 1999)
Dia 4, às 14h – Centro Cultural Pampulha
Dia 13, às 10h – Centro Cultural Zilah Spósito
Dia 14, às 10h – Centro Cultural Vila Marçola

Afonjá – A Construção da Sociedade Yorubá (NIG, Jare Adenigerun E Yemi Amoder, 2003)
Dia 7, às 14h – Centro Cultural Pampulha
Dia 14, às 10h – Centro Cultural Zilah Spósito
Dia 21, às 16h – Centro Cultural Vila Marçola

Agogo Èèewo, O Gongo de Purificação (NIG, Tunde Kelani, 2002)
Dia 6, às 14h – Centro Cultural Pampulha
Dia 19, às 19h – Centro Cultural Vila Marçola

Memórias da Dança Afro em Belo Horizonte (BRA, Adyr Assumpção e Rui Moreira, 2007)
Dia 5, às 14h – Centro Cultural Pampulha
Dia 19, às 15h – Centro Cultural Vila Marçola
Dia 20, às 10h – Centro Cultural Zilah Spósito

Sango, Xangô (NIG, Obafemi Bandele Lasode, 1997)
Dia 8, às 14h – Centro Cultural Pampulha
Dia 27, às 10h – Centro Cultural Zilah Spósito
Dia 28, às 10h – Centro Cultural Vila Marçola

Coletivo FAN da Imagem (BRA, CRAV, 2007)
Dia 11, às 14h – Centro Cultural Pampulha
Dia 26, às 19h – Centro Cultural Vila Marçola
Dia 28, às 10h – Centro Cultural Zilah Spósito

onde:
Centro Cultural da Pampulha - Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185 - Urca
Centro Cultural Zilah Spósito - Rua Carnaúba, 286, Jaqueline
Centro Cultural Vila Marçola - Rua Mangabeiras da Serra, 320 - Serra

quando:
04 a 28 de agosto
quanto:
Entrada franca



:: CINEMA ::

MOSTRA
ALEJANDRO GONZÁLES IÑÁRRITU

Em poucas palavras e sem sombra de dúvidas, Inárritu é um dos melhores diretores da atualidade. Imperdível principalmente para quem ainda não conhece o seu trabalho.
Exibições com entrada franca na Casa do Baile.

Dia 09/08 - Amores Brutos (MEX/2000/Direção: Alejandro González Iñárritu).

Na Cidade do México, ocorre um terrível acidente automobilístico envolvendo três carros. A partir deste momento , três pessoas envolvidas no acidente se encontram e têm suas vidas mudadas para sempre . Um deles é o adolescente Octavio - Gael García Bernal - que decidiu fugir com a mulher de seu irmão, Susana - Vanessa Bauche - usando seu cachorro Cofi como veículo para conseguir o dinheiro para a fuga. Ao mesmo tempo, Daniel - Álvaro Guerrero - resolve abandonar sua esposa e filhas para ir viver com Valeria - Goya Toledo - uma bela modelo por quem está apaixonado. Também se envolve no acidente Chivo - Emilio Echevarría - um ex-guerrilheiro comunista que agora atua como matador de aluguel , após passar vários anos preso. Ali, em meio ao caos, ele encontra Cofi e vê a possibilidade de sua redenção. Elenco: Emilio Echevarría, Gael García Bernal, Goya Toledo, Álvaro Guerrero, Vanessa Bauche, Jorge Salinas, Laura Almela, Marco Pérez, Adriana Berrara , Carlo Bernal, Rosa María Bianchi e Humberto Busto.



Dia 16/08 - 11 de Setembro (EUA/IRÃ/MEX/JAP/EGI/FRA/ING/2002/Direção: Youssef Chahine, Amos Gitai, Alejandro González Iñárritu, Shohei Imamura, Claude Lelouch, Ken Loach, Samira Makhmalbaf, Mira Nair, Idrissa Ouedraogo, Sean Penn, Danis Tanovic).

Onze diretores de diferentes países fazem curtas-metragens sobre os atentados terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 e os relacionam com outros acontecimentos . Elenco: Maryam Karimi, Emmanuelle Laborit, Jérôme Horry, Nour El-Sherif, Ahmed Seif Eldine, Dzana Pinjo, Aleksandar Seksan, Tatjana Sojic, Lionel Zizréel Guire, René Aimé Bassinga, Lionel Gaël Folikoue, Rodrigue André Idani, Alex Martial Traoré, Vladimir Veja, Keren Mor, Liron Livo, Tomer Russo, Tanvi Azmi, Kapil Bawa, Taled Adlah, Ernest Borgnine, Tomoro Taguchi, Kumiko Aso, Akira Emoto, Mitsuko Baisho e Tetsuo Tambo



Dia 23/08 - 21 Gramas (EUA/2003/Direção: Alejandro González Iñárritu).

Três pessoas, Paul (Sean Penn), Jack (Benicio Del Toro) e Cristina (Naomi Watts) têm seus destinos cruzados em função de um acidente. A partir dele serão testados os limites do amor e da vingança , assim como a promessa da redenção. Vinte e um gramas é o peso que uma pessoa perde no momento da morte. É o peso carregado pelos que sobrevivem. Elenco: Sean Penn, Benicio Del Toro, Naomi Watts, Danny Huston, Marc Musso, Teresa Delgado, Stephen Bridgewater , Carlo Alban, Catherine Dent, David Chattam e Charlotte Gainsbourg




Dia 30/08 - Babel (EUA/MEX/2006/Direção: Alejandro González Iñárritu)

Um ônibus repleto de turistas atravessa uma região montanhosa do Marrocos. Entre os viajantes estão o casal de americanos Richard (Brad Pitt) e Susan (Cate Blanchett). Ali perto, os meninos Ahmed (Said Tarchani) e Youssef (Boubker At El Caid) manejam um rifle que seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro atinge o ônibus , ferindo Susan. A partir daí, o filme mostra como este fato afeta a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo: nos Estados Unidos, onde Richard e Susan deixaram seus filhos aos cuidados da babá mexicana; no Japão, onde um homem (Kôji Yakusho ) tenta superar a morte trágica de sua mulher e ajudar a filha surda (Rinko Kinkuchi ) a aceitar a perda; no México, para onde a babá (Adriana Barraza) acaba levando as crianças; e ali mesmo, no Marrocos, onde a polícia passa a procurar suspeitos de um ato terrorista. Elenco: Cate Blanchett, Brad Pitt, Gael García Bernal, Jamie McBride , Kôji Yakusho, Lynsey Beauchamp, Nathan Gamble, Adriana Barraza, Elle Fanning, Rinko Kikuchi, Aaron D. Spears, Boubker Ait El Caid, Said Tarchani, Clifton Collins Junior , Michael Pena e Jamie McBride.

onde:
Casa do Baile (Avenida Otacílio Negrão de Lima , 751 , Pampulha)
quando:
09 a 30 de agosto
quanto:
Entrada franca (os ingressos serão distribuídos 15 min antes das sessões)


___________________________________________________________________

0 comentários: